A gestão da qualidade de serviços é essencial em todos os processos da empresa. O certificado NBR ISO 9001 ajuda as organizações a melhorarem seus procedimentos de forma a aumentar seu diferencial competitivo e fortalecer sua imagem e reputação.

 

Elaborado pelo Comitê Técnico de Gerenciamento e Garantia de Qualidade da Organização Internacional de Padronização (ISO), o documento busca oferecer ao cliente a garantia de que os serviços de uma empresa certificada são criados de modo consistente e seguem o padrão de qualidade definido por ela.

 

No Brasil, a NBR ISO 9001 é vinculada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É ela quem fiscaliza os procedimentos tecnológicos, físicos e humanos determinados pela norma.

 

Seu objetivo principal é garantir a satisfação dos clientes que usam os produtos ou serviços oferecidos pela empresa certificada. 

 

Seus princípios são…

– Foco no cliente:

– Liderança e abordagens ao processo 

– Abordagem sistêmica para a gestão

– Melhoria continua 

– Tomadas de decisão com base em evidências

– Benefícios mútuos nas relações

 

Quando implanta a NBR ISO 9001, a organização melhora a prestação de serviço ao cliente. Assim, podemos, por exemplo, aperfeiçoar o mecanismo de prestação de serviços. Paralelamente, ele é usado para medir o nível de satisfação dos clientes e melhorar a eficácia da gestão da empresa.